Cozy 2 Motores

Desenvolvido pelos irmãos Carlos e Rubén León, este Cozy possui dois motores Suzuki de 1600 cc com aproximadamente 90 HP. Nas fotos que se seguem pode-se ter uma melhor idéia do mesmo.

Na foto acima, Rubén de León e Eduardo Hilton, prontos para iniciar o taxi para a decolagem. O Cozy é um MARK IV, de quatro lugares, bastante espaçoso e confortável para viagens.

Rubén León a esquerda e Carlos León a direita, os dois irmãos que desenvolveram a montagem desta motorização. Repare na foto, as duas hélices contra-rotativas, com miolo Warp Drive, e as pás de autoria dos dois irmãos, e que está em experiência. Atras pode-se ver a avião Cessna 337 Sky Master, de dois motores push-pull, de propriedade dos irmãos, que foi usado para ser possível as fotografias aéreas.

Na foto acima, da esquerda para a direita temos, Carlos León, Rubén León, Marcos Rolin, e Eduardo Hilton. Marcos Rolim, foi quem teve a idéia desta viagem, uma vez que pretende fazer um Cozy Mark IV com o mesmo tipo de motorização.

Na foto acima, Marcos Rolim está junto com Carlos León, iniciando o taxi para o vôo que irá ser fotografado. Repare as hélices contra-rotativas.

Nesta foto pode-se ver que o painel da aeronave é bem completo, e permite o vôo IFR. Nas fotos que seguem abaixo pode-se ver a aeronave em vôo, fotos tirada a bordo do Sky Master pilotado por Rubén León.

Na foto acima Carlos León está se preparando para tirar a carenagem do motor. Note as hélices contra-rotativas.

Na foto acima pode-se ver a disposição dos motores. Repare na parte de baixo das correias, a roldana que estica as correias do redutor. Este esticador é acionado pelo óleo do motor, ou seja só atua após o motor funcionar. O cilindro de acionamento é um festo usado em sistemas de ar comprimido. As correias são do tipo Poly -V. A parte aluminizada em baixo, são os radiadores, cujas dimensões são aproximadamente 300 x 200 x 50 mm , usados normalmente como evaporadores de ar condicionado.

Na foto acima, pode-se ver a construção do escapamento. O motor Suzuki, é do tipo Cross-Flow, ou seja, de fluxo cruzado, onde o carburador está de um lado e o escapamento está de outro. Para a potência de 90 HP, Carlos e Rubén, usaram 4 correias Poly - V, no entanto em determinada situação, as mesmas patinam, e por isso, Rubem nos informou que o ideal para 90 HP seria usar 5 correis, ou seja, uma correia para cada 18 HP. Repare também os coxins do motor. Importante é também salientar, que os dois motores, pertencem a um bloco único, mas que porém, são isolados no que se refere a vibração.

Na foto acima, pode-se ver melhor o esticador, e o escapamento. Com esta configuração, e apenas com 90 HP, o Cozy pode subir até 4000 pés na condição de mono motor, e principalmente, sem assimetria de comando.